Filosofia de Investimento

Como montamos nossas carteiras

Como trabalhamos

Como desenvolvemos nossas estratégias

Como pensamos em nossos executivos

O cliente como parte integrante do nosso time

Ao longo dos 17 anos em que desenvolvemos estratégias quantitativas, procuramos sempre estar atualizados com a literatura acadêmica global da área de investimentos e de outras áreas relacionadas, como estatística, economia e finanças corporativas. Utilizamos este fundamento para desenvolver métodos proprietários de pesquisa e desenvolvimento.

Esse processo de investimentos começa com a captura e tratamento de dados, desde dados de mercados globais, até dados de empresas listadas, utilizando vários provedores de informação. Há um constante esforço em melhorar cada vez mais a qualidade desse dado e buscar formas inovadoras de usar o dado. Construímos uma biblioteca proprietária há 17 anos, com uma série de indicadores que serão testados ao longo de vários periodos e situações. Essa biblioteca está em constante evolução. Trata-se de indicadores fundamentalistas, filtros de tendência, indicadores de microestrutura de mercado, indicadores macroeconômicos, indicadores de risco de mercados locais e globais, enfim, um vasta gama de fontes de sinais para nossas estratégias.

Na fase seguinte utilizamos técnicas para selecionar aqueles indicadores que produzem sinais consistentes que nos ajudem a escolher ativos e avaliar prêmio de risco desses ativos, ou seja, a capacidade dos ativos em gerar retornos anômalos. A seleção desses indicadores que são considerados fatores de risco também passa por como combiná-los em estratégias de investimentos. Nessa fase utilizamos técnicas de construção já amplamente usadas há décadas, como as famílias FAMA-FRENCH, assim como técnicas mais modernas como o uso de estatística computacional (modelos de machine learning) que poderão indicar estratégias alternativas que contribuam com algum atributo importante como retorno, diversificação de risco, capacidade de gestão (aumentando a capacidade das estratégias atuais em gerir maiores volumes), etc.

Por fim, temos uma fase de construção dos portfolios, otimização e gestão em que são considerados aspectos como risco/retorno, diversificação de risco em mercados no Brasil e no exterior, formas de rebalancear o portfolios visando aumentar retorno ajustado a risco minimizando custo de transação, etc.

As estratégias sistemáticas resultantes desse processo de investimento são extremamente eficazes e diversificadas em várias métricas como exposição aos mercados, exposição aos estilos de investimento e fatores de risco, exposição aos ativos mais líquidos, escalabilidade, custo de execução baixo. A construção leva em consideração aspectos de retorno e risco desde o primeiro passo e portanto tem uma simbiose entre retorno e risco buscando uma maior eficiência e equilíbrio.

Estamos contínuamente buscando melhorar o que fazemos ao mesmo tempo que criar novas versões ou até novas estratégias de investimento, inclusive implementando em novos mercados líquidos.

Valorizamos ter profissionais com formação diversa, idéias diversas e que estão constantemente desafiando o status quo, as idéias consolidadas, mas sempre de modo respeitoso e inclusivo com o grupo. O ambiente é horizontal, aberto, focado em empreendedorismo, no trabalho em grupo, na busca pelo resultado do grupo e que beneficie o cotista no longo prazo. A Governança da empresa é voltada para fomentar esse ambiente criativo e produtivo que visa a melhora contínua do que fazemos e como fazemos, de forma a beneficiar o conhecimento que gere resultado.

Buscamos ser o mais transparente possível com nossos investidores e quando eles têm interesse, incluí-los em alguns desses esforços e projetos internos de alguma forma para ao menos eles entenderem mais profundamente o que fazemos e como estamos evoluindo.

Sempre que é possível, estamos abertos a buscar soluções customizadas para nossos clientes e oferecê-los uma proposta de investimento de longo prazo com performance no presente e garantia de um esforço contínuo para evolução desse investimento multi-geracional, em mercados globais.